terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O que é a Sindrome de Asperger?

A Síndrome de Asperger é uma desordem pouco comum, contudo importante na prevenção do processo psicológico de crianças, que tardiamente é diagnosticado devido à falta de conhecimento por parte dos profissionais, nomeadamente dos professores e educadores. Esta síndrome é uma categoria bastante recente na divulgação científica e encontra-se em uso geral nos últimos 15 anos.

A Síndrome de Asperger é normalmente referido como um Autismo clássico com menor gravidade, por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. É mais comum no sexo masculino, em uma proporção de dez homens para cada mulher. No entanto é de consenso geral que as pessoas afectadas por esta síndroma fazem parte da Perturbação do Autismo, com traços distintos suficientes para garantir um “rótulo” próprio.

É de salientar, que apesar de possuírem uma inteligência normal ou superior, apresentam dificuldades específicas de aprendizagem.

Caracterizam-se por apresentar limitações subtis na tríade comunicação social, interacção social e imaginação social.

Em certos casos, também se registam problemas adicionais de organização e coordenação motora.

Em resultado da análise da comunicação original de Asperger, Lorna Wing (1981) enumerou os seguintes critérios para a Síndrome de Asperger:

  • Limitação da interacção social bidireccional e inaptidão social generalizada;
  • Linguagem peculiar e pedante, de conteúdo estereotipado, mas sem atrasos;
  • Capacidades limitadas de comunicação não verbal – poucas expressões faciais ou gestos;
  • Resistência às mudanças e gosto por actividades repetitivas;
  • Interesses especiais circunscritos e boa capacidade de memorização;
  • Fraca coordenação motora, com aspecto e porte peculiares e alguns movimentos estereotipados.

1 comentário:

  1. O meu Sol.
    Num dia de chuva e frio, enfim num daqueles dias em que tudo nos incomoda e deprime, a minha nora falou comigo dizendo que a nossa criança SA estava deprimida...
    Então eu telefonei-lhe e entre muitas coisas que lhe disse, uma delas foi que ele era o meu Sol, que era ele quem iluminava e aquecia os meus dias, sem ele a vida não tinha sentido. Eu amava-o tanto que ele era tudo para mim.
    Resposta imediata..."Eu sei avó. Mas não é justo, porque o teu Sol, sou eu e o Diogo!.

    O Diogo tem dois anos e é o meu outro neto. Eu fiquei momentaneamente sem palavras, pois o sentido de justiça e partilha de sentimentos naquele momento, transcendeu-me!.

    ResponderEliminar